.
O aplicativo oferece ao viajante um sistema único de atendimento, em que os próprios governos de cada país podem gerenciar os requisitos necessários para a entrada em seu território naquele período, haja vista as constantes mudanças de requisitos. Assim, o passageiro terá conhecimento do que será necessário para entrada em cada país com a confiança de que a informação será segura, além de evitar filas.
Importante destacar que pelo aplicativo, além de obter informações sobre as determinações para entrada em cada país, os viajantes controlam suas informações pessoais, garantindo alto nível de segurança e privacidade de dados. Ainda, cabe informar que o Iata Travel Pass armazena dados criptografados, incluindo resultados de testes e vacinação no dispositivo móvel do viajante.
O aplicativo usa os mais altos padrões das leis de proteção de dados, incluindo a General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia.
Além disso, uma das melhores facilidades trazidas é que o IATA Travel Pass armazena o passaporte eletrônico emitido pelo governo, que será usado para verificar a identidade do passageiro, e também servirá para criar uma representação digital do passaporte do usuário e, assim, permitir que as informações sejam enviadas eletronicamente com segurança, de forma vinculada à identidade verificada, tudo com base nos padrões globais desenvolvidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Assim, com os dados biométricos do passaporte e uma selfie tirada pelo usuário, será criado uma credencial de viagem digital, de acordo com os padrões da Oaci.
Assim, cabe observar que o IATA Travel Pass possui duplo objetivo:
● simplificar a experiência de viagem do passageiro, incentivando que realizem novas viagens, e;
● agilizar o trâmite de comprovação dos requisitos sanitários.
Com todas essas inovações, os viajantes poderão desfrutar de uma experiência de viagem mais segura, pois com o IATA Travel Pass não há necessidade de nenhum tipo de contato, culminado com a segurança de que o passageiro estará cumprindo com todos os requerimentos sanitários ao qual o país de destino exige.
O diretor geral e CEO da IATA, Sr. Alexandre de Juniac, aposta o IATA Travel pass como uma solução imediata para impulsionar o restabelecimento da abertura de fronteiras com segurança:
“O teste é a solução imediata para reabrir as fronteiras e restabelecer com segurança a conexão entre as pessoas. E, por fim, isso provavelmente fará a transição para os requisitos de vacinação. Nos dois casos, é essencial ter um sistema seguro para gerenciar as informações sobre o teste ou vacina da COVID-19. O Iata Travel Pass está sendo construído considerando a segurança de dados, conveniência e verificação de informações como principais prioridades”,
É necessário destacar que se trata de um passo importante para a padronização global, pois garante a verificação de identidade e informações sobre testes ou vacinas dos passageiros.
No dia 18 de março a IATA anunciou a chegada dos primeiros viajantes utilizando o aplicativo IATA Travel Pass para gerenciar suas credenciais de saúde de viagem. O desembarque dos passageiros ocorreu no Aeroporto Heathrow, em Londres, de um voo advindo de Cingapura.
“A implementação bem-sucedida do Iata Travel Pass neste teste com os passageiros da Singapore Airlines mostra que a tecnologia pode ajudar viajantes e governos a gerenciar credenciais de saúde em viagens com segurança, conveniência e eficiência. A importância desta ferramenta para a retomada da aviação internacional deve ser enfatizada”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata.
A companhia aérea Iberia foi a primeira empresa do ramo escolhida para utilizar o IATA Travel Pass entre a Europa e a América Latina.
O Uruguai foi o país eleito para inaugurar a utilização do aplicativo nesse trecho, sendo utilizados pelos clientes da Iberia que voarem de Madrid para Montevideo.
Desta forma, os clientes do voo IB6011 que partiu de Madrid rumo a Montevidéu, no último sábado (10 de abril) , foram os pioneiros na comprovação do funcionamento deste novo aplicativo.
A Iberia enviou por e-mail uma orientação com o passo a passo aos passageiros que participaram desse voo. Assim, veja como é fácil usar o IATA Travel Pass:
1º O passageiro deve preencher um formulário de registro.
2º Se atenderem aos requisitos, receberá um convite personalizado da IATA para criar sua conta no aplicativo e vincular seu passaporte.
3 º O passageiro precisará agendar uma consulta em um dos laboratórios ou centros colaboradores para a realização do seu teste COVID-19.
4º Após receber os resultados deste teste, a IATA irá confirmar que os clientes cumprem todos os requisitos documentais sanitários exigidos no seu destino.
5 º Por último, no aeroporto só terão de apresentar a mensagem de confirmação do IATA Travel Pass “OK to travel”
Não há como negar que tal aplicativo proporcionará ao passageiro uma nova experiência de viagem, pois evitará o transporte de toda documentação em papel, que agora estará armazenada no aplicativo.
Elencamos aqui algumas das companhias aéreas que já estão experimentando a utilização do aplicativo: Iberia, Qatar Airways, Emirates, Etiha, Copa Airlines entre outras.
Uma ótima notícia é que o aplicativo não foi desenvolvido apenas para ser utilizado durante o período de pandemia, o setor de aviação está desenvolvendo esse sistema de viagens sem contato há vários anos e com isso, mesmo quando não for mais necessário verificar informações referente ao Covid-19, o ATA Travel Pass permanecerá como um passo ousado na implementação de viagens sem contato.